Segundo boletim da Defesa Civil, divulgado neste sábado (29), o número de municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas que atingem Minas Gerais subiu para 108, cinco a mais desde quinta-feira (27).
Ainda de acordo com o órgão, 29.102 pessoas estão desalojadas (foram expulsas de casa e estão na residência de parentes ou amigos) e 3.725 estão desabrigadas (necessitam de abrigos temporários na cidade). Ao todo, 1.354.264 pessoas já foram afetadas pelas chuvas.
A última morte registrada em Minas Gerais foi no dia 20 de janeiro, em Jaboticatubas. Um homem de 44 anos foi arrastado pelas águas do rio Cipó, após ter sido surpreendido por uma cheia repentina por causa das chuvas. Já são 17 mortes registradas no Estado, desde 23 de novembro.
O órgão contabiliza 6.884 casas danificadas e 275 destruídas; 516 pontes danificadas e 172 destruídas. Os valores são acumulados desde o início do período chuvoso no Estado, que começou em 1º de outubr
Ao menos 31 pessoas morreram em uma explosão no aeroporto de Domodedovo, o principal que serve Moscou, informou o Ministério da Saúde da Rússia. Mais de cem ficaram feridas, informaram as redes britânicas BBC e Sky News. Testemunhas disseram se tratar da ação de um homem-bomba, mas não há confirmação oficial. Uma porta-voz do aeroporto, Yelena Galaonva, disse depois à russa NTV que o número de mortos já chegava a 35.
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse em um pronunciamento na TV, transmitido também pela rede de americana CNN, que um comitê está sendo formado para investigar o ocorrido. Ele convocou uma reunião de emergência com membros das forças de segurança para discutir a situação. Medvedev também prometeu que os feridos receberão apoio de seu governo.
A rede de TV russa RT informou que as autoridades também trabalham com a possibilidade de que uma bagagem levasse a bomba, já que o artefato explodiu na área de retirada dos objetos. O Comitê Investigativo da Rússia trabalha com a hipótese de atentado terrorista, ainda de acordo com a RT.
A polícia de Moscou entrou em alerta sobre a possibilidade de ataques terroristas na capital. As forças de segurança também entraram em alerta nos aeroportos de Vnukovo e Shremetyevo, que também servem Moscou, além do sistema de metrô moscovita.
O site Moscow News, citando uma autoridade policial, afirma que a explosão às 16h40 (11h40 em Brasília) ocorreu no saguão de voos internacionais.
Ainda de acordo com o Moscow News, ao menos 130 pessoas ficaram feridas. A Interfax informou que a área foi esvaziada.